Como tirar passaporte brasileiro

O número de brasileiros que viajam para o exterior vem crescendo muito a cada dia, sendo que para conhecer determinados países, é obrigatório ter um documento específico: o passaporte. Dependendo do destino escolhido, saber como tirar passaporte é o primeiro passo da tão sonhada viagem ao exterior.

A vontade de conhecer novas culturas e países é ainda mais incentivada com o avanço cada vez maior do uso da internet, e também com a globalização que o mundo vem passando.

As facilidades oferecidas para a entrada de brasileiros em alguns países também fez com que aumentasse a busca por um trabalho no exterior, ou de intercâmbios, e seja qual for o motivo, é importante ter um passaporte válido, para não ter nenhum problema no futuro.

Passo a passo para fazer o passaporte

Passo a passo para tirar passaporte brasileiro

Para aqueles que ainda não sabem ao certo como tirar passaporte no Brasil, a dica é começar o processo acessando o site da Polícia Federal no endereço http://www.dpf.gov.br. Depois, basta seguir os seguintes passos:

1. Na página inicial, clique na opção “Passaporte”.

2. Clique em “Requerer Passaporte (para brasileiros)”.

3. Preencha o formulário para o pedido do passaporte no site da Polícia Federal;

4. Escolha o modelo de passaporte pretendido: existem dois tipos, e o mais adequado vai depender do tipo de viagem que você irá realizar.

5. Imprima o boleto bancário que será gerado no final, também chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União)

6. Pague essa taxa em qualquer agência bancária.

7. Após a compensação da GRU, que pode levar de 2 a 3 dias, você deve retornar ao site da PF para fazer o agendamento.

8. Com o agendamento realizado, basta se dirigir ao posto da Polícia Federal na data e horário escolhidos por você.

Em seguida é essencial providenciar todos os documentos exigidos pela Polícia Federal, para que o solicitante possa finalizar o seu pedido, e não ter nenhum problema.

Documentos necessários para a emissão do passaporte

Como mencionado acima, para a emissão do passaporte é fundamental apresentar alguns documentos necessários e obrigatórios, são eles:

  • Certificado de naturalidade, para os naturalizados;
  • Comprovante de pagamento da taxa real por meio da Guia de recolhimento da união;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de votação da última eleição e o título de eleitor;
  • CPF;
  • Foto de acordo com o padrão para passaporte;
  • Identidade;

Todos os documentos citados acima precisam ser apresentados uma cópia e o original. Somente dessa maneira a Receita conseguirá dar continuidade ao pedido junto aos profissionais responsáveis por analisar esse processo.

Vale lembrar que, no caso de menores de idade, é necessário que se tenha a autorização dos pais para emitir o passaporte.

Taxas, entrega e prazo de validade do passaporte

Essas três questões são as principais dúvidas de muitas pessoas. Afinal, quanto custo de tirar um passaporte? Qual o prazo de entrega e também qual a sua validade?

A taxa que o viajante precisa pagar para a emissão do seu passaporte diz respeito à sua confecção, ou seja, não existem diversos boletos a serem pagos, e sim uma taxa única no valor de R$ 257,25.

O prazo máximo de entrega do passaporte pronto é de seis dias úteis, porém, imprevistos podem ocorrer, sendo necessário que a pessoa busque sempre informações no posto onde o documento será entregue.

O prazo de validade do documento é de 10 anos, contudo, em alguns países é exigido um tempo mínimo para a expiração desse prazo, ou seja, há locais em que é necessário ter um passaporte válido e com no mínimo seis antes da data de validade expirar. Isso vai depender muito de país para país.

Endereços dos postos da Polícia Federal

Para tirar o seu passaporte, você vai precisar se dirigir a uma unidade da Polícia Federal na sua cidade. Você pode encontrar endereços e telefones de todos os postos de atendimento no site da instituição (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte).

Você acabou de conferir as informações para emitir o passaporte. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *