Jardim Botânico Curitiba

O Jardim Botânico Curitiba é um dos maravilhosos pontos de turismo que vale muito à pena a visita por quem está de passagem pelo município. 

Nele existe uma diversidade de espécies da Floresta Atlântica que ficam expostas em uma enorme estufa central e outros exemplares de vegetais brasileiros que se espalham em toda a extensão do Jardim, pelas alamedas e demais estufas de vidro e ferro.

O espaço foi inaugurado em 5 de outubro de 1991 e pensando como uma forma de homenagear a urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das principais pioneiras no processo de planejamento urbano da capital do Estado do Paraná. 

Toda a beleza concentrada no Jardim Botânico de Curitiba deixa todos os visitantes encantados e com vontade de retornar mais vezes, proporcionando descanso, conhecimento e ainda registros incríveis que tornarão o passeio ainda mais memorável. 

Em 2007 o monumento foi votado como uma das Sete Maravilhas do Brasil, em uma eleição promovida pelo site Mapa-Mundi, tendo alto reconhecimento turístico quando o assunto são espaços destinados à botânica no país.

Jardim Botânico Curitiba Arquitetura

O Jardim Botânico de Curitiba traz uma arquitetura especial e de tirar o fôlego apenas em conferir imagens do local, imagine em visitá-lo! 

O projeto foi produzido pelo arquiteto Abraão Assad, que além dele também teve o privilégio de fazer outro grande projeto: o planejamento do Museu Botânico.

Que foi por volta de 1992 incorporado ao Jardim Botânico, trazendo auditórios, centro de pesquisa, espaço de biblioteca e ainda salas para exposições temporárias e outras para exposições permanentes.

Toda a beleza da arquitetura do espaço do Jardim Botânico de Curitiba foi ideia desse genial arquiteto.

Que buscou montar algo que fosse deslumbrante e que ao mesmo tempo não tirasse o foco da vasta botânica que seria incrementada ao local, tornando ela o centro das atenções e criando um espaço pra lá de maravilhoso. 

O Museu Botânico de Curitiba tem atualmente o quarto maior herbário do país, contando com cerca de 400 mil plantas secas preparadas especialmente para a coleção botânica do espaço. 

Além disso, você ainda pode encontrar no Jardim Botânico Curitiba, diversas coleções de mostrar de madeiras e frutos, com a oportunidade de visita a um centro de pesquisa da flora do Estado dentro do próprio parque.

A área total do Jardim Botânico de Curitiba cobre 278 mil metros quadrados, todos eles bem trabalhados e desenhados em prol de aproveitar o espaço.

Deixar à mostra a diversidade das espécies botânicas e tornar o trânsito de pessoas otimizado e agradável, conferindo uma atmosfera bem tranquila e acolhedora. 

O objetivo da criação do Jardim Botânico de Curitiba sempre foi revelar mais sobre a botânica da região e do país, e ainda promover a conscientização do quanto à preservação de todo esses aspecto natural é importante mediante a observação da tamanha beleza e magnitude dos exemplares que estão à disposição dos turistas que o visita.

Jardim Botânico Curitiba Desenho?

O desenho do Jardim Botânico de Curitiba foi feito pelo arquiteto Abrão Assad que foi o responsável por todo o planejamento do espaço em geral e ainda fez o projeto do outro espaço que seria mais tarde acoplado a Jardim.

Deixando a área propícia a visitação de turistas que não buscassem somente a apreciação da botânica local, mas também a aplicação e aumento do conhecimento científico em bibliotecas, centros de pesquisa, exposições, entre outros projetos desenvolvidos pelo Museu Botânico de Curitiba.

O Jardim Botânico de Curitiba foi desenhado de forma que levasse em consideração o estilo francês de produção de jardins.

Sendo assim ele aparenta uma espécie de labirinto feito de arbustos por onde os visitantes podem caminhar livremente e apreciar parte da flora ali presente. 

Outro detalhe importante do desenho do Jardim Botânico Curitiba é a estufa central que foi feita de forma que trouxesse no desenho o formato de três abóboras acopladas, sendo uma inspiração tirada do Palácio de Cristal de Londres, tudo no estilo Art nouveau. 

Essa estufa principal é climatizada e do seu interior os turistas podem ter acesso a uma vista altamente privilegiada de boa parte do Jardim.

Jardim Botânico Curitiba Ingressos

Para ter acesso ao Jardim Botânico Curitiba não precisa realizar a compra de nenhum ingresso pois a sua visitação é totalmente gratuita.

Essa iniciativa de deixar o acesso ao espaço de forma livre atrai ainda mais turistas e faz com que o espaço seja bem valorizado. 

Toda a manutenção da estrutura e projetos é feita pelo governo local, qualquer violação dos materiais ali presentes é tida como violação de patrimônio público.

Ao chegar ao Jardim Botânico de Curitiba é preciso apenas se dirigir por meio dos espaços e verificar as belezas que ele oferece. 

É preciso ainda estar atento ao horário de visitação do dia que você decidir passear pelo local, podendo escolher entre a visita guiada ou direta. 

Se você busca uma experiência ainda mais completa aproveite e confira os centros de pesquisa, bibliotecas e passeie pelas estufas de vidro e metal que guardam as maravilhas da botânica local.

Jardim Botânico Curitiba Preços

O Jardim Botânico de Curitiba não acarreta tantas despesas assim devido a entrada gratuita que o lugar permite. 

Dessa forma, toda e qualquer despesa que seria destinada com o pagamento de ingressos pode ser investida na compra da alimentação e outros gastos eventuais com deslocamento, entre outros. 

Visitar o espaço é algo gratificante e vale muito a pena, sendo uma forma de incentivar a cultura e apreço pela botânica local. 

Outra despesa que deve ser levada em consideração é o pagamento do estacionamento dos veículos, que fica por conta de um estacionamento subterrâneo para quem usa o Jardim Botânico Curitiba.

Jardim Botânico Curitiba Estacionamento

O Jardim Botânico de Curitiba conta com um estacionamento que é utilizado pelos visitantes do local, sendo subterrâneo. 

O estacionamento se chama Auto Park Jardim Botânico e conta com 567 vagas abertas, sendo localizado na Avenida Dario Lopes dos Santos, 285, Curitiba PR. 

Os horários e dias de funcionamento do estacionamento usado pelos visitantes do espaço é de segunda à sexta-feira das 7 até as 12 horas. 

Todas as vagas do estacionamento são cobertas e ele é do tipo que não conta com restrições. Sendo assim, basta chegar com o seu transporte, verificar a disponibilidade de vagas no espaço para estacionar.

Jardim Botânico Curitiba Noite

Jardim Botânico Curitiba Noite

No período da noite o Jardim Botânico de Curitiba é aberto aos visitantes que se interessam em dar um passeio pelo local e verificar o quanto ele pode ser incrivelmente bonito todas as horas do dia. 

Nesse período o Jardim conta com uma iluminação que não fica vinculada apenas à extensão dos arbustos em labirinto, mas com outros pontos de luz focados dentro das estufas ali presentes.

A estufa principal do Jardim Botânico de Curitiba que tem o formato de três abóboras é o foco de iluminação principal do Jardim. 

Ao visitar o espaço a noite você pode fazer registros incríveis ao redor da estufa principal e verificar o quanto a sua iluminação mais forte favorece a sua localização privilegiada em relação às demais distribuições botânicas no Jardim, dando visibilidade a diversos detalhes do entorno, sendo ótimo para fazer registros do espaço.

Jardim Botânico Curitiba Fotos

Jardim Botânico Curitiba Fotos

Verifique agora uma seleção de registros incríveis que mostra fotos maravilhosas do Jardim Botânico de Curitiba à noite.

Jardim Botânico Curitiba Curiosidades

O Jardim Botânico de Curitiba guarda diversas curiosidades que você pode conferir ao visitá-lo. 

O primeiro ponto é os deslumbres com a arquitetura do local que é sentido a cada passo que se dá dentro do Jardim, valendo lembrar ainda que além da parte da botânica viva e preservada ainda há centros de pesquisa, auditório e uma incrível biblioteca para relaxar lendo um bom livro em meio a um espaço tão maravilhoso e natural.

Além disso, no Jardim Botânico de Curitiba você ainda confere a visita ao Museu Botânico de Curitiba que é acoplado ao Jardim, contando com a apreciação de mais de 310 mil espécies diferentes ao todo. 

No Jardim ainda há um bosque, isso mesmo! Um bosque muito vasto e feito unicamente de uma só árvore, as araucárias, que são uma grande representação da flora local. 

Ao passear ainda mais pelo Jardim Botânico Curitiba você pode conferir um lago, um velódromo e quadras esportivas espalhadas ao seu redor. Tudo isso pode ser acessado com uma entrada gratuita ao Jardim por completo.

Outra curiosidade do Jardim Botânico Curitiba é um passeio conhecido como Jardim das Sensações, onde os interessados percorrem uma trilha de 200 metros de extensão com os olhos vendados, conhecendo o local de um jeito diferente, usando apenas os sentidos para apreciar as maravilhas da brisa, cheiros e o contato com as plantas. 

Todas essas maravilhas podem ser conferidas no Jardim Botânico de Curitiba e são responsáveis por deixar a sua visita ao espaço ainda mais perfeita e memorável, te dando aquela vontade imensa de voltar por ali mais vezes.

Jardim Botânico Curitiba Natal

No período do Natal o Jardim Botânico de Curitiba se torna uma das grandes atrações do município, levando os cidadãos e turistas a visitarem o espaço e fazerem registros fotográficos pra lá de especiais com toda a família, amigos ou pessoas que amam. 

Todo o espaço é enfeitado com o tema do Natal e são colocados pinheiros de Natal em sua extensão, sendo um dos símbolos mais especiais da época e que não poderia faltar em um dos pontos turístico mais buscado na região: o Jardim Botânico.

O próprio município de Curitiba é um eterno convite à apreciação da natureza e botânica, sendo assim visitar o município e deixar de apreciar um dos símbolos da preservação botânica da região se torna algo muito desvantajoso. 

Principalmente na época do Natal onde o espaço fica preparado e ornamentado para receber ainda mais turistas e passar a magia do Natal por meio de suas belezas naturais;

Jardim Botânico Curitiba Fotos

Verifique agora outra sessão de fotos mais gerais do Jardim Botânico de Curitiba e se deslumbre com a maravilhosa arquitetura francesa pela qual o local buscou sua inspiração para que fosse produzido.

Junta Militar Jardim Botânico Curitiba

Próximo ao Jardim Botânico Curitiba você pode encontrar uma Junta Militar da região. A Junta Militar atende não somente Curitiba, mas também a microrregião, ou seja, as cidades ao redor. 

O endereço da Junta Militar é Avenida Presidente Affonso Camargo, 2625, Cristo Rei, Curitiba – PR. O CEP é 80050370. Para entrar em contato com a Junta Militar basta usar o telefone (41) 3218-2410 ou (41) 3218-2412.

Jardim Botânico Curitiba Endereço

O endereço do Jardim Botânico de Curitiba é na Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n° no Bairro Jardim Botânico.

O telefone para entrar em contato com a administração do local é através do (41) 3264-6994, já para entrar em contato com os responsáveis pela manutenção do museu você deve ligar para o 3362-1800.

O acesso até o Jardim Botânico Curitiba pode ser feito pela Travessa Tobias de Macedo, Travessa Alfredo Bufren, Rua Amintas de Barros, Rua Tibagi, Avenida Presidente Affonso Camargo e ainda pela Rua Eng°. Ostoja Roguski, que é o local onde o próprio Jardim se encontra. 

Para chegar por lá de ônibus você pode usar os expressos Centenários, Campo Comprido e Centenário e ainda Rui Barbosa. 

Depois disso você deve descer ao lado do Botânico e seguir pela Linha Cabral ou ainda pelo ponto Al. Dr. Muricy e descer logo em frente ao Jardim Botânico de Curitiba e apreciar a beleza do espaço. Aproveite!

Jardim Botânico Curitiba Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento do Jardim Botânico de Curitiba é das 06 horas até as 20 horas, durante o horário de verão.

Já para os demais dias onde o horário de verão não se aplica o funcionamento começa às 06 horas e termina às 19 horas e meia. 

O Jardim Botânico Curitiba fica aberto para visitação todos os dias por ser um espaço público, sendo ideal para quem procura relaxar e fugir da rotina por algum dia, apreciando as belezas botânicas que ele os reserva em suas estufas e arbustos especiais. 

Vale muito à pena a visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *