Emagreci: Preciso tirar um novo passaporte?

Para viajar até alguns países ao redor do mundo é preciso de uma documentação de extrema importância: o passaporte.

Emagreci: Preciso tirar um novo passaporte?

Mas, você sabia que na maioria das vezes as pessoas não são aceitas dentro de um determinado país se a foto do passaporte não estiver recente?

Pois bem, é exatamente por esse motivo que muitas pessoas que passam pela fase de emagrecimento precisam emitir novamente o passaporte, pois a diferença do antes e depois é muito grande. 

Para se ter uma ideia, algumas pessoas que passam por cirurgias como a bariátrica têm a fisionomia irreconhecível após o processo, portanto é preciso que o documento esteja atualizado com a nova aparência. 

Afinal, países como os Estados Unidos não aceitam imigrantes que tenham a foto do passaporte desatualizada.

Imagine só o quanto deve ser péssimo chegar ao país e não poder entrar por conta do problema da atualização do passaporte? 

Devido a isso, criei o artigo para que você saiba tudo sobre como fazer um novo passaporte e todas as características necessárias para o processo, assim como o agendamento do passaporte. 

Continue comigo até o final do artigo e suas dúvidas serão sanadas. Boa leitura!

Como fazer agendamento para tirar passaporte

Como fazer agendamento para tirar passaporte

Bom, logo abaixo listei para você o passo a passo de como realizar a solicitação do agendamento do passaporte, a fim de conseguir emitir um novo passaporte. Acompanhe e saiba mais.

Passo 1: Primeiramente, saiba toda a documentação que não pode faltar para obtenção do novo passaporte – falaremos sobre isso em breve para facilitar a você.

Passo 2: O segundo passo é fazer a solicitação do novo passaporte – caso tenha dúvidas no momento do preenchimento dos dados, clique aqui e saiba como preencher. 

Passo 3: Após o preenchimento de todos os dados solicitados, é emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União). É importante respeitar a data de validade dela. Caso a sua tenha vencido, saiba como emitir uma nova GRU.

Passo 4: O próximo passo é que vá a algum posto da Polícia Federal, com toda a documentação necessária em mãos, além de já ter pago a GRU e também com o protocolo da solicitação.

Você deve estar se perguntando se precisa levar alguma foto para o documento, mas a resposta é não, afinal ela é tirada no momento em que está sendo solicitado o passaporte. 

Passo 5: Gerencie o andamento da solicitação do seu  novo passaporte, através do site. 

Algumas observações importantes são:

  • A cada vez que precisar renovar o seu passaporte, os documentos exigidos são necessários.
  • Para o novo passaporte, em muitas unidades da Polícia Federal é necessário um agendamento prévio. Verifique através deste site se precisará ou não fazer o agendamento de acordo com a unidade escolhida. 
  • Outra ressalva muito importante é que a entrega do passaporte é feita somente ao seu titular, e mesmo assim ele precisará apresentar no momento da retirada o seu documento de identificação com foto e a assinatura de recibo. Atenção ao agendamento de retirada – horário e local.

Documentos necessários para tirar primeiro passaporte

Há uma lista de documentos necessários para o novo passaporte, se ele for o primeiro. Saiba quais são:

  • Documento de identificação: É aceito o RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, ou mesmo a carteira funcional (reconhecida pela Lei Federal).
  • Título de Eleitor e comprovante que tenha votado na eleição anterior: Para quem tiver mais de 18 anos, é preciso levar o título e além dele o comprovante de votação da eleição anterior (se houver dois turnos, é necessário de ambos). Caso não tenha votado, leve a justificativa.
  • Certificado de Naturalização: Documento necessário para estrangeiros que foram/são naturalizados no Brasil.
  • Comprovação do Serviço Militar: Exigido a apresentação deste para homens acima de 18 anos de idade.
  • CPF: Caso não o tenha incluso na Carteira de Identidade, é preciso levar o documento no momento da solicitação para o novo passaporte.

Qual o procedimento para renovar passaporte?

Atualmente, não é possível fazer a renovação do passaporte, tanto que, para quem deseja saber se precisa fazer isso após ter passado por uma cirurgia de emagrecimento, deve saber desse detalhe importante. 

Sendo assim, a única forma de renovação do passaporte é fazendo outro, ou seja, passando por todas as etapas que estou ensinando a você no decorrer deste artigo.

Documentos necessários para renovar passaporte

Conforme disse anteriormente, não é mais possível renovar o passaporte, é necessário solicitar outro, passando pelas etapas descritas no decorrer do artigo.

Dessa forma, os documentos necessários já foram listados acima e você deve ter todos eles em mãos novamente no momento da solicitação. Caso contrário não será possível a nova emissão.

Quanto vou pagar para tirar o meu primeiro passaporte

Para a emissão do primeiro passaporte – assim como dos demais –, é necessário pagar a quantia de R$257,25. 

Passaporte valor: Vou ter que pagar para renovar meu passaporte?

Como disse, não é mais possível fazer a renovação do passaporte, é necessário uma nova emissão.

Devido a isso, todo o cronograma de agendamento, documentação e pagamento são os mesmos para todas as vezes que necessitar emitir um novo passaporte. 

Saiba mais sobre como emitir um novo passaporte acessando o site da Polícia Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *