Stopover ⇨ Veja como conhecer dois destinos pelo preço de um

No post de hoje você vai saber o que é e como funciona o Stopover! Quer aprender como inclui um destino extra na sua viagem sem gastar nada a mais por isso? Fique por aqui e confira como dar um plus nas suas viagens internacionais!

A maioria das pessoas que começa uma pesquisa por passagens aéreas, na maioria das vezes, sempre procura por voos diretos para o destino que quer visitar.

É praxe que sempre procuremos por viagens mais curtas e com preços menores e sem escalas ou conexões, certo?

Mas e se eu disser que hoje você vai aprender que é possível adicionar novos destinos a sua viagem sem (quase) nada custos extras! Se interessou? Então fique por aqui que vou te mostrar como é possível fazer isso com o Stopover!

O que é Stopover?

Não tenho nenhuma dúvida de que ficar mofando no aeroporto durante uma escola é terrível para qualquer viajante. Após horas de viagens só queremos um bom banho e um bom hotel para relaxar, certo?

Ficar no aeroporto aguardando o voo para o destino final é realmente um saco! E o que a maioria dos viajantes não sabe é que existe o Stopover, que é uma forma de conexão onde você pode passar alguns dias em uma cidade intermediária e só depois continuar seguindo viagem para o destino final.

Como funciona o Stopover?

Vamos a um exemplo prático? Pense que você tem uma viagem para o Japão ou para a China.

O percurso é longo, e nesse caso, as companhias aéreas optam, ou precisam, fazer uma escala (onde você normalmente continuaria dentro do avião) ou conexão (quando você tem que descer do avião e ir para outro) em algum país no meio do caminho.

Para que você entenda como funciona o Stopover, imaginemos que o voo faça uma parada em Paris, na França. Se você optar pode escolher ficar alguns dias na bela capital francesa, conhecer os pontos turísticos e só assim seguir viagem.

Essa escolha pode ser feita tanto na ida, como na volta. Essa parada de alguns dias é conhecida como Stopover, ou seja, você pode aproveitar para conhecer o destino intermediário! Inclusive você tem acesso as suas malas e deve levar consigo seus pertences.

Quem pode fazer Stopover?

Sempre que o seu voo tiver uma escala ou conexão você pode optar por fazer um Stopover! Isso vale tanto para voos nacionais como internacionais, porém isso depende de um acordo prévio e uma autorização da cia aérea.

Algumas empresas podem cobrar taxas extras pela parada, já outras podem oferecer isso como um benefício adicional gratuito a seus passageiros.

Geralmente o Stopover é oferecido como atrativo em algumas promoções de voos internacionais.

Como fazer para solicitar Stopover

Você pode realizar a solicitação do Stopover em algumas situações especificas:

  • Durante uma viagem internacional com conexões que duram mais de 24 horas;
  • Em viagens domésticas/nacionais com parada de mais de 4 horas.

Você pode ficar na cidade da conexão por até 2 dias sem precisar desembolsar nada por uma nova passagem. A dica é que você fique atento as opções de Stopover antes de finalizar a compra da sua passagem.

Outra sugestão é consultar a companhia aérea sobre as opções e custos de Stopover! Se você já tiver emitido seu bilhete haverá um custo adicional que varia de companhia para companhia.

Quais companhias aéreas da Europa oferecem Stopover?

A Europa é o continente que mais oferece possibilidades de Stopovers para os viajantes que querem se aproveitar desse benefício de conhecer mais de um lugar sem gastar mais com isso.

Confira abaixo os mais famosos Stopovers da Europa:

Stopover Tap

A cia aérea que mais opera voos entre o Brasil e o velho continente é a TAP Portugal! Ou seja, quem mora fora do eixo Rio – São Paulo não precisa se movimentar para fora de suas cidades para voar para a Europa.

A TAP oferece aos viajantes possibilidades de fazer stopover em Portugal quando o voo tem como destino outras cidades atendidas pela TAP.

A TAP Portugal oferece a seus passageiros um site exclusivo onde é possível ter acesso a várias promoções e vantagens do stopover na Europa.

As rotas mais comuns são as viagens com conexões ou escalas em Lisboa ou Porto em voos de média e longa duração ou cujo destino final seja Açores, Madeira ou Algarve.

Ao voar com a TAP é possível optar por Lisboa ou Porto para fazer a parada do Stopover, além disso você pode indicar quantas noites deseja ficar no local (o tempo limite de permanência é de 5 dias) e se prefere usar o benefício na ida ou na volta.

Além disso a TAP oferece desconto em hotéis, ofertas em restaurantes parceiros e várias experiências gratuitas a seus passageiros.

Stopover Turkish Airlines

Já pela cia aérea Turkish Airlines todos os passageiros em voos com escalas superiores a 20 horas são beneficiados com hospedagem gratuita em Istambul sem pagar mais nada por isso.

Se você for de classe executiva o bônus ganha ainda mais um plus: você terá direito a 2 diárias em um hotel 5 estrelas. Se você for viajar de classe executiva o benefício é uma noite em um hotel quatro estrelas.

Você pode consultar todos os países que oferecem o benefício do Stopover da Turkish Airlines  nesse link. Vale ressaltar que o país de partida e retorno da viagem deve ser o mesmo para que você tenha direito ao stopover Europa.

Stopover Alitalia

A Alitalia é uma companhia aérea italiana e quem voa com conexão em Roma pode aproveitar uma estadia de 3 até noites na cidade.

Porém nesse caso a hospedagem não é gratuita (como em outras cias), a Alitalia tem parceria com a Associação de Hotéis Federalberghi, o que oferece a seus passageiros descontos e benefícios exclusivos na hora de reservar hospedagem.

Você também conta a com opção de deixar suas malas no aeroporto de Roma por até 3 dias sem nenhum custo adicional! Dessa forma você poderá visitar e circular pela cidade sem a preocupação com suas malas todas.

Stopover Air France

A Air France é com certeza a companhia aérea mais conhecida da Europa. Porém é a cia que menos informa a seus passageiros sobre os benefícios do Stopover em seu site.

A única informação dada pela cia é que você pode incluir uma escala de mais de 24 horas durante uma escala ou conexão entre dois voos deles, desde que as regras da tarifa paga permitam esse benefício.

Basta acessar o site da Air France e escolher a opção “Múltiplos Destinos” antes de finalizar a compra online. Noventa por cento das tarifas são flexíveis e não permitem escala entre os voos.

Stopover Latam

O Stopover da Latam pode ser feito para os seguintes países: Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Assunção e Ciudad del Leste (Paraguai); A Latam não oferece muitas informações a nós viajantes, mas você pode simular múltiplos destinos antes de realizar a compra.

Se você tiver dúvidas entre em contato pelo telefone 4007-5700.

Stopover Emirates

Esse com certeza é um dos melhores modelos de Stopover do mundo! O Stopover da Emirates permite que você fique na cidade de Dubai por até 90 dias (que é o prazo que você pode ficar como turista no país).

Para efetuar a compra, basta acessar o site e selecionar a opção “múltiplos destinos” e montar sua viagem como desejar.

Você não pode esquecer de colocar nas suas contas o valor do visto que você também comprará no site – se você for ficar até 4 dias o valor do visto é de US$60.

Esse tipo de Stopover é muito recomendado para quem deseja quebrar o ritmo cansativo das viagens longas para a Ásia, por exemplo.

Ao optar por fazer um Stopover pela Emirates você terá descontos em vários hotéis, vale a pena pesquisar bem.

O atendimento da cia no Brasil acontece pelo telefone (11) 5503-5000.

Stopover Etihad

A Etihad oferece um esquema de Stopover muito parecido com a Emirates. Você acessa o site deles e procura por “múltiplos destinos” e monta a sua viagem da maneira que desejar.

A parada de até 4 dias em Abu Dhabi exige um visto que custa cerca de US$58.

É muito legal para quem vai para a Ásia e deseja conhecer o oriente médio – a dica é que sempre existem ótimos preços para Bangkok pela Etihad. Eles também oferecem descontos em hotéis e hospedagens.

Se você tiver dúvidas pode entrar em contato com uma central especializada pelo telefone (11) 4700-2000.

Stopover KLM

O benefício do Stopover na KLM permite que você faça uma parada em Amsterdã. Você pode encontrar no site deles um passo a passo completo, clique aqui para abrir e dar uma olhada.

O atendimento deles é feito pelo número de telefone (11) 4003-1888. É importante selecionar a opção “múltiplos destinos”, igual no site da Air France.

O mais interessante é que o Stopover da KLM é totalmente gratuito.

Outras companhias que oferecem Stopover:

  • British Airways: Oferece Stopover em Londres. Mais informações: 0800 761 0885;
  • Aerolíneas Argentinas: Oferece Stopover em Buenos Aires. Mais informações: 0800 761 02540;
  • Air China: Oferece Stopover em Madri, simule nos múltiplos destinos. Mais informações: (11)  3186-8888;
  • Lufthansa: Oferece Stopover em Frankfurt ou Munique, simule nos múltiplos destinos. Mais informações: (11)  3878-8151;
  • Swiss: Oferece Stopover em Zurique. Mais informações: ((11) 4700-8910);
  • Delta: Oferece Stopover em Detroit ou Nova York. Mais informações: 0800-056-2599;
  • Aeromexico: Stopover na Cidade do México. Mais informações: (11) 2344-3890;
  • Iberia: Oferece Stopover em Madri. Mais informações: (11) 3218-7130;
  • Qatar Airways: A cia oferece Stopover em Doha com um visto de trânsito gratuito pra quem fica até 96 horas no país. É só comprar a passagem na opção múltiplos destinos e depois aplicar para o visto gratuito aqui. Mais informações: (11) 2575 3000;
  • Copa Airlines: Permite stopover na Cidade do Panamá. Contato: 0800-886-2672;
  • South African Airways: O Stopover pode ser em Johannesburgo, simule nos múltiplos destinos antes de comprar. Saiba mais em:(11) 3065-5115;
  • American Airlines: Stopovers em Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles. Informações: (11) 4502-4000;
  • Air Canada: Stopover em Toronto, simule nos múltiplos destinos. Informe-se em: (11) 3254-6600;
  • Avianca: Stopover em Bogotá, simule nos múltiplos destinos. Central de atendimento Stopover: 4004-4040;
  • United Airlines: Permite Stopover nas cidades de Nova York, Washington, Chicago e Houston. Mais informações: (11) 3145-4200;
  • Ethiopian Airlines: Oferece a pouco tempo a possibilidade de fazer stopover em Adis Abeba, a capital da Etiópia, isso é ótimo se você estiver pensando em visitar algum lugar da Ásia. Mais informações: (11) 3181-3958;
  • Royal Air Marco: Stopover em Casablanca, simule nos múltiplos destinos no site. Informações e dúvidas: (11) 3568-2763;
  • Japan Airlines:Há uma grande variedade de opções e isso vai depender muito de qual é o seu destino final. O Stopover mais popular da Japan Airlines inclui Tóquio, principalmente se você estiver voando da América do Norte;
  • Finnair: A Finnair oferece o benefício a passageiros que voam para Helsinki. A empresa oferece a esses passageiros vários benefícios que vão desde visitar cafés, bares, até ver a aurora boreal;
  • Icelandair: Permite que você estique seu Stopover por até 7 noites seguidas na cidade de Reykjavík, capital da Islândia, além disso não há nenhum custo adicional por isso!

Stopover Desvantagens

A única desvantagem do Stopover é que você terá que disponibilizar mais tempo na busca das suas passagens aéreas.

Nem todas as cias divulgam abertamente como funciona o benefício, então muitas vezes será necessário fazer uma pesquisa profunda e perder algumas horas nas compras das suas passagens.

O maior desafio é encontrar um bom destino e um valor atrativo que ofereça os benefícios do Stopover.

Vale a pena utilizar o Stopover?

Olha, considerando que você não terá gastos extras (quase nunca) para utilizar o Stopover eu acho não há porque você deixar a oportunidade passar.

É claro que você terá que avaliar se você deseja mesmo conhecer as cidades oferecidas pelas cias aéreas, mas convenhamos, que uma cidade a mais será um belo plus na sua viagem, não?

Imagina poder conhecer cidades históricas e famosas como Paris, Roma, Istambul, Berlim e Amsterdã de graça!

É possível fazer Stopover em um voo só de ida?

Essa é uma boa pergunta! E não, se você não comprar um voo de ida e volta não será possível fazer o Stopover. E dentro de algumas cias você não poderá utilizar os voos tipo open-jaw, quer dizer que a volta tem que ser para o mesmo destino que você saiu.

Exemplo: Se você saiu de São Paulo e quer fazer o Stopover, seu retorno deverá ser para São Paulo, no mesmo Aeroporto. Se você saiu da cidade do Rio de Janeiro o seu retorno terá que ser para o Rio.

É possível fazer Stopover com milhas aéreas?

Na maioria dos casos você pode sim realizar um Stopover utilizando suas milhas, vários programas de fidelidade permitem que você faça Stopover com seus pontos.

O Smiles, por exemplo, permite que você realize a emissão de passagens internacionais com o benefício do Stopover, porém você não conseguirá emitir suas passagens e nem realizar pesquisas dos destinos pelo site.

Você terá que contatar a central de atendimento Smiles para concluir a compra. Já nos casos das empresas TAM Fidelidade e o Amigo (Avianca Brasil) você não conseguirá emitir passagens com Stopover.

Confira mais abaixo quais programas de fidelidade permitem ou não a realização do Stopover:

Stopover permitido: Smiles (GOL), Lan Pass (LAN), AAdvantage (American), MileagePlus (United), Victoria (TAP), KrisFlyer (Singapore), Miles & More (Lufthansa e Swiss), Aeroplan (Air Canada), Executive Club (British), Avios (Iberia), Flying Blue (Air France e KLM), Miles & Smiles (Turkish), Clube Premier (AeroMéxico), Skyawards (Emirates) e MilleMiglia (Alitalia).

Stopover não permitido: TAM Fidelidade (TAM), Amigo (Avianca), Lifemiles (Avianca e Taca) e Skymiles* (Delta).

Vale a pena lembrar que você precisa ler e entender sobre as políticas e regras do seu plano de milhagem e fidelidade.

Procure conhecer e ter acesso as informações completas do seu programa de fidelidade pelo site ou até mesmo pela central de atendimento, isso, muitas vezes, pode pesar na escolha final de onde você quer ou não acumular seus pontos.

Stopover ⇨ Veja como conhecer dois destinos pelo preço de um
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *