O que fazer em Ouro Preto: 9 atrações imperdíveis

Ouro Preto está entre os locais mais visitados de Minas Gerais, e um dos aspectos que mais empolgam os turistas é que a arquitetura antiga.

As agências de viagens estão cheias de pacotes especiais para quem quer conhecer a região, e existem muitas atrações interessantes para curtir.

Se esse é o seu destino nas próximas férias, fique por dentro do que fazer neste lugar encantador.


1 – Artesanato em pedra-sabão em Ouro Preto

Artesanato em pedra-sabão em Ouro Preto

O artesanato é um ponto forte de Minas Gerais e, na região de Ouro Preto, um dos materiais mais populares é a pedra-sabão.

Não existe um lugar único para comprar essas lembrancinhas: na verdade, muitas feiras ouro-pretenses tem artesãos desse tipo, como a que fica na Avenida Padre Rolim.


2 – Passeio de Maria Fumaça em Ouro Preto

Passeio de Maria Fumaça em Ouro Preto

Essa locomotiva antiga é um dos prontos mais procurados por quem vai a Ouro Preto por causa da sua carga histórica e do lindo cenário.

Esse passeio, aliás, é completo: os visitantes não ficam olhando a locomotiva de fora, mas passeiam nela, fazendo um belo trajeto de 18 quilômetros.

Porém, quem quer fazer o passeio de Maria Fumaça precisa estar na cidade nos feriados ou finais de semana, pois ele não é permitido em dias úteis.


3 – Minas de ouro em Ouro Preto

Minas de ouro em Ouro Preto

Ouro Preto foi uma grande região de mineração de ouro: pessoas de todo o país iam para essa cidade trabalhar na retirada desse metal precioso.

A Mina de Santa Rita, por exemplo, tem tuneis que somam 115 metros e dá para agendar a visita comparecendo à Rua Santa Rita, número 71.

A mais famosa, no entanto, chama-se Mina de Chico Rei; este era um escravo e passou a ser o dono dessa mina devido à sua própria batalha e dedicação. O agendamento de visitas é feito no número (31) 3552 2866.

A terceira mina famosa em Ouro Preto tem 160 metros e se chama Mina Jeje; para agendar um passeio, basta contatar o (31) 3552 1558.


4 – Arte Barroca em Ouro Preto

Arte Barroca em Ouro Preto

O Barroco é um dos períodos mais importantes da arte portuguesa e brasileira; nele, o foco principal era a religião católica.

Os poemas barrocos mencionam a dualidade entre profano e sagrado, enquanto as obras artísticas costumam retratar motivos religiosos e ser usadas na decoração de Igreja.

Um dos maiores monumentos representantes do barroco é a Igreja de São Francisco de Assis, que foi feita pelo artista Aleijadinho. Sua construção ocorreu entre os anos de 1765 e 1869.

Para obter mais informações sobre a visitação, é possível entrar em contato pelo número (31) 3551 4661.


5 – Represa do Custódio em Ouro Preto

Represa do Custódio em Ouro Preto

Quem vai a Ouro Preto precisa descobrir também as suas riquezas naturais e a Represa do Custódio é imperdível.

Por ser muito profunda, o nado em suas águas é perigoso, mas os turistas podem fazer alguns esportes aquáticos e é um ótimo lugar para os casais curtirem o romantismo.

Vale a pena dizer que a Represa do Custódio tem um gracioso mirante.


6 – Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas em Ouro Preto

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas em Ouro Preto

Pertencente à Universidade Federal de Ouro Preto, a sua estrutura externa e os materiais exibidos fazem com que os turistas fiquem espantados.

É bastante barato visitar esse museu: fica em R$ 10,00 cada entrada. Algumas das suas áreas são mais visitadas, como as que possuem réplicas de várias épocas.

O forte do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas é o acervo de pedras preciosas.

Ele fica na Praça Tiradentes, n° 20 e funciona entre meio dia e 17h, de terça a domingo.


7 – Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto

Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto

Atrativo especialmente para os amantes de trilhas, oferece guia turístico e uma grande quantidade de pássaros. Custa apenas R$ 20,00 para conhecer o Parque Estadual do Itacolomi e ele oferece uma vista estupenda.

Todavia, é recomendado que os turistas aproveitem o parque até o fim da tarde, quando o clima natural de Ouro Preto faz com que surja a cerração, impedindo a vista.

O parque funciona nos mesmos horários e dias que o museu acima, e está no quilômetro 98 da Rodovia BR 356.


8 – Teatro Municipal de Ouro Preto

Teatro Municipal de Ouro Preto

Um dos passeios mais refinados que os turistas da cidade podem fazer. Esse teatro tem programação variada, mas muita gente o visita mesmo sem qualquer espetáculo, apenas para apreciar a arquitetura histórica. Localiza-se na Rua Brigadeiro Musqueira, sem número.


9 – Museu da Pharmacia em Ouro Preto

Museu da Pharmacia em Ouro Preto

Outro lugar histórico cuja visita é muito interessante é o Museu da Pharmacia, onde são exibidos materiais das antigas boticas brasileiras.

Estando nesse museu, pode-se conhecer como eram os frascos de medicamento em outros séculos e outros detalhes.

Mesmo que o Museu da Pharmacia ser um dos lugares preferidos de quem trabalha na área da Saúde, o passeio é muito procurado por todos os tipos de pessoas.

Ele funciona das 13h às 17h, de segunda a sexta, e está na Rua Costa Sena, n° 171. Quem desejar pode até contar com um guia, chamado Luis.

O que fazer em Ouro Preto: 9 atrações imperdíveis
5 (100%) 1 voto[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *