Primeiro voo internacional pela LATAM: como funciona

Neste texto nós explicamos todos os detalhes para quem vai fazer o primeiro voo internacional pela LATAM; veja informações sobre check-in, bagagens, embarque e muito mais

Para quem nunca realizou um voo internacional, esta pode ser uma experiência que pode te deixar um pouco perdido.

Afinal, as regras são outras e os terminais de embarque internacional tendem a ser lotados e uma correria.

Mas não se preocupe, caso este seja o seu primeiro voo internacional pela LATAM, preparamos um checklist completo com tudo o que você deve se atentar para não se perder ou até mesmo acabar perdendo o seu voo.


Com quanto tempo de antecedência é preciso chegar ao aeroporto nos voos LATAM?

Como toda primeira vez, ao pegar o seu primeiro voo internacional você estará nervoso, por este motivo é sempre bom ter um tempinho a mais para se organizar.

O recomendado é que você chegue com quatro horas de antecedência ao aeroporto para poder realizar todos os procedimentos necessários com calma e não errar nada.

Você deve estar pensando que quatro horas é um exagero, mas saiba que todos os voos internacionais, o portão de embarque é fechado com 60 minutos antes da decolagem.

Estas quatro horas é para que você pode fazer tudo e ainda não se atrase e chega após o fechamento do portão.

Primeiro voo internacional pela LATAM: como funciona


Documentos necessários para viajar para fora do país pela LATAM?

Saiba que ao sair do Brasil, você precisará ter em mão alguns documentos, porém estes podem variar de destino para destino, então vale a pena você conferir este item antes de embarcar.

Entretanto no geral os documentos exigidos são:

  • Passaporte: Ao sair do país você precisa possuir um passaporte nacional e válido. Os países que fazem parte do Mercosul como Venezuela, Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru e Equador aceitam apenas o RG de viajante do Brasil.
  • Visto: No caso de viagens, como para os Estados unidos, por exemplo, será exigido que você possua um visto, onde este pode variar de acordo com a finalidade da sua viagem. O mais comum é o B-2, utilizado em viagens de turismo, lazer ou tratamento médico.
  • Comprovante de filiação ou autorização: Este documento é importante para quem irá viajar com os filhos menores de idade. Este documento é expedido pela Polícia Federal e serve para comprovar a filiação dos mesmos.
  • Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia: Com os recentes surtos de febre amarela alguns países passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. Por este motivo, certifique-se se o seu país destino exige este documento, e vacine-se antes de ir viajar.
  • Documentos pessoais: Além de todos esses documentos citados, você precisará é claro possuir os seus documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor. Mas certifique-se de que todos ainda estão válidos e de todos os membros da sua família que viajaram com você.

É importante ressaltar que no caso das viagens a América do Sul, não pode ser utilizado a CNH para adentrar nos países do que fazem parte do Mercosul, mas sim apenas o RG, pois este é o documento que está no acordo.


Como identificar o terminal de partida do voo da LATAM

Para identificar qual terminar de partida você deverá se dirigir para pegar o seu voo, basta consultar o seu cartão de embarque.

O seu cartão de embarque é um papel muito importante que você deve se atentar as informações contidas nele.


Como fazer check-in na LATAM

O check-in pode ser feito de duas maneiras, online com antecedência te dando um tempo a mais no dia no seu embarque e tradicional, no balcão da Latam.

Este é um procedimento que serve para comprovar os seus dados e validá-los, por isso certifique-se que você esteja com todos os documentos necessários em mãos.

Outra função do check-in é de despachar a bagagem, onde quem optou pelo serviço online deverá apenas dirigi-las a um balcão exclusivo para isto.


Como despachar a bagagem na LATAM

Assim como citamos acima, o check-in serve também para você despachar a sua bagagem, se você optar por isto, você deverá pesar a mesma e coloca-la a mesma no balcão de recebimento da Latam.

Feito isto, você receberá um comprovante de despacho que deve ser guardado com todo cuidado até a chegada do seu destino, pois você precisará dele para retirar novamente as bagagens.


Quais são as regras de bagagem da LATAM para voos internacionais

A Latam possui algumas regras com relação ao despacho e bagagens de mão no caso dos voos internacionais.

São eles:

  • Peso máximo permitido: 23 kg
  • Tamanho máximo permitido: 150 lineares (incluindo altura, largura e profundidade)
  • Objetos de valor: Devem ser levados na bagagem de mão.
  • É proibido: Levar Galaxy Note7, tanto na bagagem despachada quanto na de mão, pois o aparelho demonstrou problemas de explosões espontâneas.

As regras são claras, caso a sua bagagem não cumpra estes requisitos você será impedido de despachar a mesma.


Como funciona o raio-x do aeroporto para voos da LATAM

O parte do raio-x é outra coisa que dá muito medo, ainda mais no voos internacionais que possuem uma fiscalização mais rigorosa.

Mas não se preocupe, basta retirar todos os objetos metálicos do corpo, no caso da sua bagagem de mão é a mesma coisa.

Também, não pode passar pelo raio-x líquidos e caso você esteja levando notebook, o mesmo  deve ser retirado da mala para o processo.


Como identificar o portão de embarque para voos da LATAM

Assim como o seu terminal de partida do voo, para encontrar o seu portão de embarque basta consultar as informações contidas no seu cartão de embarque.

No aeroporto, haverá vários anúncios por áudio anunciando informações importantes sobre os voos, também  consulte com frequência os painéis com as informações do seu voo.


O que é sala de embarque

A sala de embarque é o local aonde você aguardara o seu voo, mas para ter acesso a mesma você precisara apresentar o seu cartão de embarque que comprove que este é o seu voo.


Diferenças entre horário de embarque e horário de voo da LATAM

Uma coisa que você precisa tem em mente ao pegar um voo internacional é que existem diferenças do horário de embarque e o horário do voo.

No geral, o embarque para voos internacionais ocorrem 60 minutos antes do avião decolar, então fique atento a este tempo.

Primeiro voo internacional pela LATAM: como funciona


Como identificar o seu lugar no avião da LATAM

Para ter acesso ao seu número de acesso dentro do avião, mas uma vez você deverá consultar o seu cartão de embarque.

Caso tenha alguma dúvida, você sempre pode pedir ajuda aos comissários de bordo que eles estarão aptos a te ajudar.

Agora, com estas dicas você não precisa mais ter medo de pegar o seu voo internacional pela Latam, já que você tem tudo o que precisa para a sua viagem ocorrer tranquilamente.

Primeiro voo internacional pela LATAM: como funciona
5 (100%) 1 voto

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *