Visto canadense: Tudo o que você precisa saber

Para fazer uma viagem sem preocupações ao Canadá – um país repleto de paisagens naturais belíssimas – é preciso ter um documento muito importante: o visto canadense

Visto canadense: Tudo o que você precisa saber

Devido a isso, escrevi este artigo para que você não tenha mais dúvidas sobre os principais detalhes dessa documentação tão importante, e entenda tudo o que precisa a respeito dela.  

Sendo assim, ao ler todo o texto você já poderá marcar a sua viagem dos sonhos ao Canadá sem preocupações. 

Como funciona o Visto Canadense

O visto canadense é um documento que precisa ser emitido por todos os estrangeiros que queiram adentrar ao país, seja por turismo ou moradia temporária.

Vale ressaltar que é necessário solicitá-lo com ao menos seis semanas de antecedência, pois há algumas burocracias envolvidas. 

Tendo em vista que muitas pessoas conhecem o visto americano, a diferença entre eles é que a duração do visto canadense é menor – de apenas 6 meses. Além do mais, a burocracia é menor e a quantidade de vistos negados também, sendo apenas cerca de 5% de vistos negados. 

Como tirar Visto Canadense

Como tirar Visto Canadense

Para solicitar o visto de morador temporário ou visitante do Canadá, há duas possibilidades: a primeira é através do eTA (em português, a sigla significa Autorização Eletrônica de Viagem) – falarei sobre ele um pouco adiante, especificamente no próximo subtópico. 

Outra maneira para solicitar o visto canadense de visitante, mais conhecido por visto de Residente Temporário, é através da página de Imigração do Governo do Canadá: acesse clicando aqui.

Dessa forma, será aberta uma página para que você preencha o motivo da sua visita e por conseguinte o tipo de visto que deseja obter. 

Além do mais, outra informação que não posso esquecer de te dar é que o visto para turistas tem duração de até seis meses de estadia e o seu valor é de 100 dólares canadenses.

Como tirar Visto Canadense online

Para se ter uma ideia, diferentemente do visto americano, o canadense não necessita da entrevista com o solicitante, ou seja, todo o processo pode ser feito através da Internet – isso é uma vantagem e tanto.

Hoje, mostrarei a você um tutorial de solicitação do visto canadense, levando em consideração que a sua viagem será feita para turismo ou estudos. 

Assim como o turismo, para quem deseja estudar no Canadá tendo o curso com duração de até seis meses, está tranquilo e poderá solicitar o visto de forma muito prática também. 

A primeira regra é que você tenha o passaporte validado em mãos e que esteja dentro do prazo de validade também, pois o visto durará o mesmo período de tempo que o seu passaporte. 

Uma ressalva importante é que a permanência oficial do visto é delimitada na imigração ao país, no entanto, de forma geral, a sua duração é de seis meses.

Bom, para solicitar o documento de forma online é preciso seguir a seguinte instrução:

Passo 1: Preencha alguns questionários obrigatórios:

  • Formulário IMM5257E: é preenchido pela própria pessoa;
  • Formulário IMM5645E: preenchimento de informações da família;
  • Formulário IMM5713E: é um questionário de autorização para viagens em família, onde há assinatura de cada integrante).

Passo 2: Crie uma conta GCKEY, de forma online. Depois do preenchimento do formulário, é preciso criar uma conta online no Consulado Canadense. Acesse o site do Consulado, clicando aqui

Passo 3: Teste de elegibilidade. Através desse teste, solicitado pelo Governo do Canadá, será confirmado se você tem ou não o perfil ideal para adentrar ao país. 

Passo 4: Após passar da fase anterior, sendo elegível na candidatura, será preciso que você preencha mais um formulário, para que o Consulado, a partir disso, defina a documentação necessária para o processo.

Passo 5: Depois do Consulado ter definido qual a documentação necessária, você deverá enviá-la como um único arquivo, anexando no site. 

Passo 6: Após a aprovação da documentação, o próximo passo é o pagamento do seu visto, no valor de 100 dólares canadenses.Lembrando que a única forma de pagamento é através do cartão de crédito.

Passo 7: Por fim, o 7º e último passo a ser seguido é, após a aprovação do pagamento, o envio do passaporte.

Sendo assim, antes do envio, o consulado tem de oito a 20 dias para confirmar todo o processo, ou seja, confirmar o seu acesso ao Canadá – isso é feito através de uma carta anexada ao processo.

Visto Canadense para brasileiros

Uma vantagem dada aos brasileiros é que todos aqueles que tiverem emitido o visto canadense nos últimos 10 anos anteriores à sua próxima viagem ao Canadá ou mesmo o visto de não imigrante válido, têm a autorização de ir ao país novamente sem precisar passar por todo o processo de solicitação novamente. 

Entretanto, é preciso da mesma forma solicitar o eTA, cujo processo é prático e custa pouquíssimo.

Além disso, pode durar cerca de alguns minutos apenas e tem validade de até cinco anos para muitos fins, como viagem a negócios e intercâmbio com duração de até seis meses.

Quanto custa o Visto Canadense?

Conforme mencionei anteriormente, o valor do visto canadense é de 100 dólares canadenses.

Veja aqui mais sobre:

Qual a validade do Visto Canadense?

Por sua vez, a validade do visto canadense é de até seis meses. Para entender o motivo é necessário ter lido todo o artigo, pois no decorrer dele expliquei detalhadamente sobre isso.

Qualquer dúvida a respeito do visto canadense é só deixar aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *