O que fazer na Chapada dos Veadeiros: 10 dicas essenciais

Muitos brasileiros procuram por um bom destino turístico dentro do país e a Chapada dos Veadeiros atende exatamente a isso.

Localizada em Valparaíso de Goiás, a região tem muitos visitantes interessados em fazer esportes e tirar fotografias de um ponto privilegiado, sem contar a vasta fauna e flora local.

Se você ainda não conhece o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, saiba agora quais diversões programar quando estiver por lá.


1 – Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara

A maioria dos turistas que passa por essa cachoeira dá nota máxima no TripAdvisor, seja pelas suas águas bem claras, seja pela possibilidade de ter um guia para indicar as melhores partes do passeio.

Muitas pessoas levam crianças para essa cachoeira e existe a opção de nadar nela ou apenas fazer fotos.

O passeio pela Cachoeira Santa Bárbara dura entre duas e três horas e dá para solicitar o guia no próprio parque ou na agência de viagens escolhida.

Por haver milhares de turistas, também se pode perguntar a qualquer um nas redondezas onde se encontram guias turísticos.


2 – Águas Termais do Morro Vermelho

Águas Termais do Morro Vermelho

A água termal representa um passeio excelente para a saúde física e mental. Isso porque a água mais quente faz com que os músculos se relaxem e esse estado de calma é potencializado pela maravilhosa paisagem.

São piscinas naturais repletas de árvores ao seu redor nos quais os visitantes podem ficar por vários minutos.

Todavia, a procura pelas Águas Termais do Morro Vermelho é bem grande, então o turista pode encontrar muita fila de espera.


3 – Vale da Lua

Vale da Lua

Certamente, essa é uma das paisagens mais impressionantes na Chapada dos Veadeiros.

São várias pedras que realmente trazem à lembrança a superfície lunar, com todas as suas crateras.

Além dessas pedras, é claro, os visitantes curtem uma linda trilha para chegar ao Vale da Lua.


4 – Gota Kaliandra – Espaço de Música e Silêncio

Gota Kaliandra – Espaço de Música e Silêncio

O contato com a natureza desperta nas pessoas a vontade de refletir um pouco, de estar consigo mesmo; contudo, isso pode ser difícil em um ponto turístico tão visitado.

É por isso que a Gota Kaliandra chama tanto a atenção: é uma estrutura parecida com um iglu, feita de pedra e que tem mesmo o formato de uma gota.

Os turistas podem ficar por algum tempo dentro dela para meditar, inclusive porque há sons suaves reproduzidos o tempo todo.

É indicado se informar no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros sobre as programações especiais de música que acontecem na Gota Kaliandra.


5 – Feira do Produtor Rural

Feira do Produtor Rural

O Estado de Goiás produz muitas coisas e os visitantes da Chapada dos Veadeiros podem conferi-las com calma indo a essa feira.

Bem movimentada, são encontradas flores comestíveis, diversos tipos de artesanatos, hortifrúti e muitas outras coisas.

Normalmente, a Feira do Produtor Rural é montada aos domingos de manhã.


6 – Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo

Mais um ponto natural extremamente belo nesse parque nacional. Além da beleza própria da cachoeira, a região onde ela está na Chapada tem muitas árvores e há visitantes que a descrevem como “imponente”.

Dá para se banhar na Cachoeira do Segredo, apesar de a sua água ser fria, e vale dizer que muita gente escolhe essa parte do parque para descansar, principalmente quando a visita acontece em um dia de calor.


7 – Encontro das Águas

Encontro das Águas

É nessa parte da Chapada dos Veadeiros que dois rios graciosos se encontram: o Tocantinzinho e o São Miguel.

Antes de chegar ao ponto de encontro entre eles, o turista passa por uma maravilhosa trilha e há um restaurante elogiado nas proximidades.

Quem se interessar pelo Encontro das Águas pode precisar perguntar especificamente sobre ele no parque, pois alguns visitantes relatam que seu acesso pode ser um pouco desconhecido.


8 – Santuário Ecológico de Dourados

Santuário Ecológico de Dourados

 

Quem vai para a Chapada dos Veadeiros querendo proximidade com a fauna e flora não pode faltar a esse santuário ecológico.

Os seus rios tem belíssimas águas, que também são absurdamente limpas, além de ótimas praias.

Para quem visita o santuário no inverno, muitos turistas indicam a boia cross, que é uma atração oferecida em seu interior.

Quem curte cachoeiras também encontrara três dentro do Santuário Ecológico de Dourados, destacando-se que há licor artesanal para os turistas.


9 – Cachoeira de São Bento

Cachoeira de São Bento

Uma das melhores opções para quem deseja um banho de cachoeira, apesar de custar R$ 40,00.

Mesmo assim, a Cachoeira de São Bento tem o benefício do fácil acesso, próxima a outras áreas turísticas da região e tendo um grande potencial de relaxamento por causa do forte barulho de água que ecoa.


10 – Raizama

Raizama

Nessa cachoeira, os turistas da Chapada dos Veadeiros encontram muitas árvores e uma água bem gelada.

Para acessar a Raizama, é preciso passar por uma linda trilha que é bem refrescada, inclusive pela alta quantidade de sombras, mas com pouca sinalização.

No TripAdvisor, a maioria das avaliações consta como “excelente”.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros: 10 dicas essenciais
5 (100%) 1 voto[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *