O que fazer nos Lençóis Maranhenses

A região Norte do Brasil tem atrativos para todos os gostos e, se o desejo é estar o mais perto possível da natureza, a indicação são os Lençóis Maranhenses.

Sendo uma área preservada, eles são perfeitos para quem espera por uma viagem memorável, com paisagens excepcionais e um povo muito agradável.

Saiba o que fazer nos Lençóis Maranhenses para não perder nenhum dos melhores pontos do lugar.


1 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Conhecer esse parque é uma obrigatoriedade para todo mundo: é nele que todas as atividades sugeridas aos turistas se encontram.

Sua limpeza é formidável e existe transporte motorizado para que as pessoas possam transitar entre a imensidão de dunas.

Alguns turistas escolhem retornar por dois dias ou até mais para curtir absolutamente todos os lençóis.

Por outro lado, pode-se escolher uma rota mais curta para ver apenas alguns dos atrativos.

O site oficial do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é acessado aqui e ele oferece o manual do visitante e outras informações.


2 – Tour particular pelos Lençóis Maranhenses

Tour particular pelos Lençóis Maranhenses

Eles são um pouco mais caros, mas poder contar com um guia que dará atenção unicamente à pessoa e a seus acompanhantes vale a pena.

Optando por esse passeio, os visitantes dos Lençóis Maranhenses conseguem conhecer o lugar de modo bem mais profundo, curtindo todas as paisagens, descobrindo possíveis histórias locais e outros.

Por outro lado, em um tour coletivo o guia de turismo tem de se focar no que é geral: a ideia é agradar a todos os visitantes.

O Circuito Lagoa Azul é uma opção para quem deseja um tour privativo pelo lugar.


3 – Travessias a pé pelos Lençóis Maranhenses

Travessias a pé pelos Lençóis Maranhenses

Como foi falado, há veículos motorizados para que os visitantes circulem entre os Lençóis Maranhenses com mais comodidade.

Porém, andar sobre a areia desse lugar é uma experiência quase energética: vale a pena por causa da maciez da areia, da sua limpeza impecável e da possibilidade de ver muito mais coisas.

É claro que quem escolhe andar a pé pelos Lençóis Maranhenses precisa de cuidados, como:

  • Procurar por um guia que acompanhe essas pessoas na travessia a pé. O lugar é extremamente grande e com muita areia, sendo fácil de o turista se perder;
  • Estar com um calçado confortável, preferencialmente um tênis;
  • Escolher períodos com sol mais fraco para que a areia não queime os pés

4 – Praticar kitesurfe nos Lençóis Maranhense

Praticar kitesurfe nos Lençóis Maranhense

Com tanta beleza natural e um clima predominantemente quente, os Lençóis Maranhenses são ótimos para a prática de kitesurfe.

É preciso equipamento específico para esse esporte e ele pode ser alugado nas redondezas: o turista também pode consegui-lo diretamente com a agência que organiza a viagem.

Quem tem o seu próprio equipamento de kitesurfe tem sempre de analisar as suas condições e só fazer o passeio se os ventos estiverem favoráveis, sem se esquecer da proteção.


5 – Aproveitar a culinária local nos Lençóis Maranhenses

Aproveitar a culinária local nos Lençóis Maranhenses

O Maranhão é um belíssimo Estado brasileiro e com uma cultura bem rica, inclusive no tocante à gastronomia.

Há bons restaurantes perto do parque nacional e as próprias pousadas também servem pratos típicos que valem a pena ser degustados.


Dicas importantes para uma viagem tranquila nos Lençóis Maranhenses

Além de saber como curtir os lençóis, é essencial se lembrar de:

1 – Contratar um seguro viagem: quem mora fora do Maranhão deve sempre se lembrar de contratar um seguro.

Dessa maneira, o turista será reembolsado se precisar de tratamento médico, se sofrer um acidente, se for roubado, se suas malas se extraviarem, se a companhia aérea cancelar o voo e muito mais;

2 – Ficar sempre próximo aos pertences enquanto está passeando pelos lençóis.

Se o turista está sozinho, é importante que ele não se descuide dos seus pertences e, se estiver em grupo, que sempre peça para alguém ficar de olho em celulares, em bolsas, etc.;

3 – Tirar todas as dúvidas com a agência de viagens: quando se compra um pacote para os Lençóis Maranhenses, é importantíssimo perguntar sobre guias, entrar em contato previamente com a pousada para confirmar a reserva e fazer o mesmo com a companhia aérea;

4 – Por via das dúvidas, consultar se o cartão de crédito ou de débito está devidamente habilitado e se a sua validade contempla o período da viagem.


Dicas indispensáveis ao visitar os Lençóis Maranhenses

As pessoas podem se acidentar em qualquer tipo de viagem, mas as chances podem ser um pouco maiores quando se trata de um lugar tão natural quanto os lençóis.

Dessa forma, vale:

  • Estar próximo ao guia de turismo e obedecer a todas as suas instruções.
  • Evitar as atividades em períodos de sol muito forte. Sendo assim, os passeios pelos lençóis devem ser feitos antes de meio dia ou no final da tarde;
  • Independentemente do momento em que o visitante se expõe ao sol, ele deve usar protetor solar;
  • É indicado estar com roupas leves e manter sempre uma garrafa com água fresca;
  • Se possível, usar bonés ou óculos de sol.
O que fazer nos Lençóis Maranhenses
5 (100%) 1 voto[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *